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DICAS

TROCAR OU NÃO ÓLEO DE CÂMBIO AUTOMÁTICO - AUTOESPORTE

Se você tem um carro automático ou pensa em ter um, logo virá uma pergunta:
É para trocar o óleo de câmbio?
Essa pergunta é respondida durante o vídeo que destaca ainda os riscos de não se trocar o óleo de Câmbio Automático e dos gastos com trocas de peças da transmissão automática caso essa troca não seja feita.

Um cuidado muito importante é com o tipo de óleo, pois existe várias marcas no mercado, destaca-se neste momento o óleo da Motul Multi CVTF.

Confira essa Matéria na Integra no site do G1, clicando AQUI

RANKING DAS MONTADORAS

LOCALIZAÇÃO DAS MONTADORAS DO BRASIL

RANKING DOS 50 MODELOS DE VEÍCULOS MAIS VENDIDOS DO BRASIL

NORMA ACEA (Associação dos contrutores Europeus Automóveis)

A: Motores a gasolina de veículos leves
B: Motores a diesel de veículos leves e comerciais leves
C: Motores a diesel de veículos leves e comerciais leve com filtro de partículas (DPF*)
D: Motores diesel de veículos pesados

A1: Permitem economia de combustível (Fuel Economy).
A2: Motores convencionais e óleos de motor de fácil circulação
A3: Supera A2, motores com utilização mais severa (Alta performace)
A5: Corresponte ao A3 com economia de combustível (Fuel Economy) e longo intervalo de troca.

C1: LOW SAPS*: Baixo teor de cinzas sulfatadas máx. 0,5% com economia de combustível (Fuel Economy). Baixa HTHS * > 2,5%
C2: MID SAPS: Teor de cinzas sulfatadas máx. 0,8% e longo intervalo de troca. HTHS > 2,9%
C3: MID SAPS: Teor de cinzas sulfatadas máx. 0,8% e longo intervalo de troca. HTHS > 3.5%

* SAPS: Cinzas sulftadas/ fósforo e enxofre
* HTHS: Viscosidade a 150 oC
* DPF: Filtro catalizador

NORMA SAE

NORMA API

TABELA DE LUBRIFICAÇÃO DE CARROS

TABELA DE LUBRIFICAÇÃO DE CARROS 2

RANKING DAS 10 MAIORES MONTADORES DE MOTO DO BRASIL